Open top menu
quinta-feira, 27 de setembro de 2012




O Primeiro Vingador





            Vocês conhecem este super-herói, o Capitão América? Sabem como e porque ele foi criado?

Antes de explicar suas origens, vamos conhecer um pouco a história do personagem:
A história do Capitão América se baseia em um fraco e esquelético rapaz, que deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a guerra. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qualquer coisa" é tão literal que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superiores em tudo: o "projeto super soldado", que consistia em um soro especial e a radiação de raios gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Contudo, como na equipe do projeto havia um agente duplo a serviço de Hitler, o cientista que criou o "soro do super soldado" é morto por esse agente. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu junto com a vida do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de super soldados.
O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo estadunidense, que foram apresentados ao mundo pelas companhias de histórias em quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas o herói caiu na obscuridade após o fim dos conflitos.
 
                                               Primeiro volume do capitão América
Bom, agora que vocês conhecem um pouco do Capitão América, explicarei o contexto em que o  personagem foi criado.
Em 1940, a Alemanha nazista estava arrasando a Europa na Segunda Guerra Mundial. Os americanos ainda não faziam parte do conflito, mas estavam a procura de um "motivo" para entrarem na guerra, pois vencendo a Alemanha de Hitler (a maior potência militar e a segunda maior economia do mundo), os Estados Unidos se tornariam a maior de todas as potências.
Mas, como obter o apoio da população americana sobre a participação dos EUA na guerra, já que o conflito se desenrolava apenas na Europa. A resposta é muito fácil:propaganda.
As histórias do Capitão América só foram criadas a partir de 1941, como você pode observar no primeiro exemplar (ver imagem acima), O primeiro grande inimigo do capitão foi nada mais nada menos que Adolf Hitler e os nazistas. Isso quer dizer que ele foi criado para convencer a população que os nazistas eram inimigos dos americanos. Lembrem-se, em 1941 o mundo ainda não sabia dos assassinatos e horrores do regime nazista, só ficaram sabendo das atrocidades dos campos de concentração em 1945, perto do fim da guerra.
Os americanos entraram definitivamente no conflito em 1941, após os japoneses atacarem  uma de suas bases militares em Pearl Harbor, no Hawai, o que obrigou os Estados Unidos a declarar guerra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Italia)
Resumindo, se não fosse a guerra, provavelmente não existiria este super herói que hoje é muito cultuado por jovens de todo o mundo.





Para saber mais:

0 comentários