Open top menu
quinta-feira, 27 de setembro de 2012

     Tatuagem


                                              
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.
Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no proprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo do Espírito Santo , o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus.
O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.
                                                

                                                                  James Cook

                O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.
                A tatuagem é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos (ou não) insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea. Esses pigmentos são introduzidos com o uso de agulhas especiais na segunda camada do tecido epitelial (pele), na região da derme. A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas. Segundo o jornalista João do Rio: “primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem“. Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como: transformar-se em guerreiro; tornar-se sacerdote; tornar-se rei; casar-se; celebrar a vida; identificar os prisioneiros; pedir proteção ao imponderável; garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.





                                           

     Como as tatuagens são feitas

As tatuagens são feitas com agulhas descartáveis e nunca devem ser reutilizadas, mesmo que na própria pessoa. A coloração é feita com pigmentos importados. Esses pigmento tem origem mineral, principalmente. Para o auxílio da confecção, são utilizadas máquinas elétricas. Elas são compostas de uma ponteira de aço inox cirúrgico e/ou descartáveis. Essas ponteiras devem ser limpas por ultrassom e esterilizadas com estufa durante 3 horas, pelo menos, a uma temperatura maior ou igual a 170 ºC. O local onde ficará a tatuagem deve ser depilado com um aparelho de barbear descartável que não deve ser reutilizado posteriormente. O tatuador deve usar luvas e máscara para procedimentos com o intuito de evitar uma possível infecções ou contaminações por doenças como baterianas ou virais, tais como hepatite, AIDS e tuberculose, entre outras. A limpeza do ambiente também deve ser feita cautelosamente, com o objetivo de evitar a contaminação cruzada, ou seja, a contaminação de uma ou mais pessoas por usar as mesmas agulhas. A tatuagem é uma arte fundamentada em tudo que o tatuador aprendeu durante anos. O artista deve ter, no mínimo, 5 anos de experiência para poder assumir a profissão de tatuador. Você quer ver o passo-a-passo de uma tattoo? Assista abaixo: Vale lembrar que nem todas as tattoos são feitas exatamente dessa forma. As técnicas podem variar de acordo com o tamanho da tatuagem, a complexidade do desenho e do estilo do tatuador.

Fonte: http://www.mundodastatuagens.com.br/como-as-tatuagens-sao-feitas/


0 comentários